quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conhecendo as Crianças - John!


Esses são Bernard e John (com a toquinha na cabeça), eles chegaram na casa da missionária Célia e do Piter e têm recebido todo o amor e carinho. São crianças lindas e felizes. Mas, cada um tem uma história de vida e, hoje, vou te contar um poquinho sobre o John.

John – Está com o casal desde dezembro de 2007. Órfão de pai e mãe morava com a avó numa favela próxima à base da Jocum no Quênia. Como estava passando necessidade, a Célia e o Piter conversaram com sua avó, que deixou que os missionários o levasse para sua casa.

Um dos fatos mais chocantes que ouvi sobre essas crianças aconteceu com ele. Segundo Célia, quando o John veio para o seu convívio ele estudava em uma escola onde, na sua sala de aula, tinha mais de 100 crianças. Ela e o Piter o matricularam numa escola particular, assim como todas as crianças do Projeto estudam.

No primeiro dia de aula, a professora (da escola particular) passou um exercício e disse aos alunos que, a cada erro, eles seriam punidos com uma ‘pancada’ na mão. Como o John errou todo o exercício (ele não sabia nada), ganhou todas as ‘pancadas’ e chegou em casa com as mãos inchadas.

Quando Célia viu aquilo, foi até a escola e reclamou com a professora. “Eu disse que ele estava lá para aprender porque não sabia e que ela deveria ensiná-lo e não espancá-lo. Afinal, para isso eu o havia matriculado no Colégio particular. Hoje o John tem um excelente rendimento, e se mostra uma criança inteligente”.

Eu, particularmente, fiquei chocada com essa realidade que, segundo a missionária, é comum! As crianças se erram os exercícios, apanham se chegam atrasadas no Colégio. E, até chegar lá elas andam uma distância muito longa. Como ficam de 6h as 18h (o dia todo), carregam o peso, pois têm que levar a sua própria comida e sua água.

Mas, apesar dessa história triste e revoltante, o John, como toda criança, tem sonhos! Ele quer ser jogador de futebol. E, apesar de ter ouvido uma história chocante com relação a essa criança, a Célia me contou uma experiência linda que ele viveu há um tempo.

Um dia John chegou em casa e disse pra mamãe (todas as crianças chamam a Célia e o Piter de pai e mãe) que sua chuteira havia furado. E ela disse pra ele orar, pois não dispunha, naquele momento, da quantia para comprar uma chuteira nova. E ele assim o fez, se pôs a orar.

Até que um dia ele chegou em casa com uma tampinha de refrigerante (Coca-Cola) que havia encontrado na rua. Na ocasião estava acontecendo uma dessas promoções realizadas pela empresa de refrigerantes e, na tampinha que o John encontrou estava descrito um valor em xilins (moeda do Quênia). E, adivinhem? A quantia era o valor exato para que o John comprasse sua chuteira.

Célia se dirigiu ao posto de troca e conseguiu o dinheiro para comprar a chuteira do nosso querido amiguinho! Isso é poder de Deus, que, sabemos, é um Pai zeloso e não rejeita as orações. Imagine a oração de uma criança pura e com o coração tão voltado para o Senhor.

Uma das dificuldades enfrentadas no Quênia é o fato de as pessoas não ter certidão de nascimento. Elas nascem e seus pais não as registram logo. Muitas delas só conseguem esse registro quando completam 18 anos. Com o John não é diferente. Ele não tem registro e, por isso, não se sabe ao certo a sua idade.

De acordo com a sua avó ele tem 10 anos. Mas, não se pode saber ao certo. Por essa razão cada criança ganhou uma data de aniversário. “Nós queremos comemorar o aniversário das nossas crianças, fazer um bolo pra elas, cantar parabéns. Isso é bom e as deixa feliz”, diz Célia. A data escolhida para o John foi 10 de outubro (sábado passado).

Amanhã eu conto a história do Bernard (ia fazer isso hoje, já que ele está na foto com o John), mas vou deixar que você medite nessa postagem e ore pelo pequeno John e por seus sonhos. Coloque diante de Deus essa vida tão preciosa aos Seus olhos. Eu tenho orado para que ele possa alcançar seu objetivo: Ser um Atleta de Cristo!

Se depender de minhas orações ele vai conseguir ser jogador de futebol! Ainda existem muitas coisas que vou compartilhar com você sobre o pequeno John, pois eu assumi o compromisso de ser uma de suas mantenedoras. E, como diz aquele louvor da Fernanda Brum: ‘Vou fazer tudo o que eu posso fazer eu vou... Tenho muito pra dar’.

Motivos de oração:

1 – Ore para que Deus levante mantenedores;
2 – Ore para que o John continue essa criança feliz;
3 – Ore para que Deus dê uma direção à Célia e ao Piter com relação à certidão de nascimento dessas crianças;
4 – Ore para que o Senhor fortaleça esse casal de missionários;

Que Deus abençoe a sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário